Gratidão: a grandeza de um coração grato
Texto
Base: 1 Tessalonicenses 5.
14 ao 26
A gratidão é uma das
características da honra, a honra por si só possui um significado muito amplo,
mas ser grato é uma das formas de demonstrar honra a alguém.
No pensamento judaico, “abençoar” a D-us, e quando
oferecemos os nossos agradecimentos (1º Tessalonicenses 5:18), e, assim, a
nossa consciência de vida é elevada e santificada.
O termo hebraico para a gratidão é Hakará Tová (הַכָּרַת טוֹבָה),
uma frase que significa “reconhecer o bem”, O coração olha através dos olhos,
e, portanto, como escolhemos ver é uma decisão espiritual: “Se o teu olho é
“singular” (ie; ἁπλοῦς, sincero, com foco),” Yeshua (Baruch shemô) ensinou,
“todo o seu corpo será cheio de luz” (Mateus 6:22).[1]
O hebraico possui uma
classificação muito mais ampla do significado desta palavra, a verdade é que a
gratidão está diretamente ligada a forma com que recebemos algo bom, da maneira
na qual nos comportamos diante daquilo que Deus deseja realizar.
Muito além de ser uma parte
de honrar, agradecer também é um forma de louvar a Deus, o louvor ganha uma
dimensão de reconhecimento das coisas que Deus fez e a seus atributos, adoração
geralmente está ligado aquilo que Ele é, portanto quando os salmos estão
falando de dar graças ao Senhor estão dizendo que o Senhor é digno de ser
louvado.
“Que
darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Salmos 116:12
A gratidão é uma coisa de
reconhecimento a algo muito maior do que se merecia ganhar.
Segundo Claus
Westermann, não existe nenhuma palavra no AT que expresse a ideia contemporânea
de “agradecer”. Quando se quer expressar gratidão, usa-se o verboyadah,
“louvar”, ou berek, “abençoar” (o adorador reconhece Deus como
abençoador). Westermann afirma que “o AT não possui o nosso conceito autônomo
de agradecimento. A expressão de gratidão a Deus está incluída no louvor, é um
modo de louvor.” (PETERLEVITZ, 2014)
Quando temos um coração
grato nós somos pessoas que conseguem ter uma visão ampliada sobre tudo, quando
recebemos um favor imerecido, e somos conscientes de que não podemos retribuir
a única coisa que nos sobra é o agradecimento, entretanto o agradecimento
bíblico não tem um conotação de fala, mas de louvor, de reconhecimento, envolve
quebrantamento e satisfação em ser alvo de tão imerecido favor.
Há pessoas que são ricamente
abençoadas e não conseguem ser gratas, outras, conseguem ser gratas nos mínimos
detalhes, a gratidão dependerá exclusivamente daquilo que passa pelos olhos do
seu coração, por isso a bíblia fala dos olhos.
Ser sempre grato significa
dizer publicamente conforme os salmistas faziam os benefícios que o Senhor
operou, mais que reconhecer o que recebeu, mais que reconhecer o que Deus fez
fez é não deixar que isso se vá, pois o esquecimento gera esfriamento, por isso
deixar de contar aquilo Deus fez é a mesma coisa que pedir que a fonte cesse de
jorrar, pois Deus só deixará de acrescentar a partir do momento em que
deixarmos de reconhecer aquilo que Ele pode fazer, a gratidão entra em dois
níveis uma de agradecer pelo que Deus já fez, uma de agradecer pelo que está
fazendo e àquilo que Ele ainda irá fazer, estes dois últimos envolve fé, pois
muitas vezes não é perceptível tanto quanto aquilo que Ele já fez.
Assim também vós,
quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque
fizemos somente o que devíamos fazer.
E aconteceu que, indo
ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa
certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de
longe;
E levantaram a voz,
dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os,
disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles,
ficaram limpos.
E um deles, vendo que
estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés,
com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus,
disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem
voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe:
Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (Lucas 17:10-19)
Jesus relata que gratidão
muitas das vezes não correlação ao tamanho da benção ou favor que se recebe,
mas da postura individual de cada um ao receber a benção a verdade é que Jesus
usa de uma atitude comum para curar os 10 leprosos, ele simplesmente manda que
os leprosos se apresentem ao sacerdote e de fato não há nada demais nisso era a
coisa mais comum a ser feita, pois os leprosos se apresentavam aos sacerdotes
para receberem a manutenção do diagnóstico, se estivesse bom iria para casa, se
na mesma situação permaneceria isolado até que sofresse melhora.
É
mais fácil orar por algo que se precisa, se ajoelhar por coisas milagrosas que
render graças a Deus. É bem verdade que nos colocamos mais de
joelhos diante de Deus para pedir coisas que para agradecê-lo pelos seus
benefícios, e por sua presença, os leprosos demonstram isso, os dez se prostram
e pedem cura, mas somente um retorna para agradecer e louvar Jesus em alta voz.
Ser
grato pelo que não tem. Freud diz que o ser humano é
constituído de falta, que a falta é um dos fatores que ajudam a transformar o caráter
do ser Humano, por isso, muitas coisas Deus, deixa de nos dar por segurança
nossa, às vezes algumas vagas de emprego nos fogem, outras vezes perdemos
objetos de valor, dinheiro, alguns negócios não são fechados, mas precisamos
ser gratos mesmo assim, é fácil reconhecer o favor de Deus, difícil é ser grato
e dar Ele glória devida por essas coisas.
Sei estar abatido, e
sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou
instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a
padecer necessidade.
Posso todas as coisas
em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:12,13)
As
coisas que nos faltam ajudam a moldar, mas não devemos deixar de ser grato
pelas coisas que temos diariamente. Para a Igreja de Tessalônica
Paulo alerta para que o Espirito não seja extinto, que nós de alguma maneira
poderíamos sufocar a ação do Espírito, Davi ao orar pede a Deus para que não
retirasse o seu Espirito dele, Davi tinha visto o que acontecerá com Saul e
quão deplorável de um homem que não tem o Espirito de Deus sobre sua vida, mas
ele pede a mudança da habitação, mas Davi, reconhece que não adianta pedir a
Deus que somente o Espirito habite nele, mas que era necessário fazer uma
reforma na habitação, percebamos que Davi pede um coração puro, para
enxergar melhor.
Cria
em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não
me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. (Salmos
51:10,11)
Quando Jesus fala sobre pureza em Mateus 5
Ele está dizendo que os puros verão a Deus, Jesus sabe que um coração puro
conseguirá enxergar as coisas de uma maneira diferente, mas é necessário
entender algo que Davi queria expressar a Deus.
Quase sempre as
pessoas confundem moralidade com a religião, quando o Rei David (דוד המלך)
clamou à Hashem: ‘Cria em mim um coração puro Ó D-us!’. Ele não usou a palavra
hebraica Yatzar (יָצַר), o que significa ‘moldar’ ou ‘formar’ algo a partir de
um material pré-existente (Gênesis 2:7), mas em vez disso ele usou a palavra
Bará (בָּרָא), um verbo usado exclusivamente na Torá para se referir a criação
direta de D-us de todo o cosmos (Genesis 1:1).
Em outras palavras, o Rei David (דוד המלך) entendeu que nenhuma quantidade de reforma ou religiosidade e ou moralismos seria suficiente para transformar seu coração (isto é; pensamentos, emoções e desejos), e, portanto, ele apelou para o poder de D-us, que por si só poderia criar yesh me’ayin, ‘do nada’ um novo coração.
Em outras palavras, o Rei David (דוד המלך) entendeu que nenhuma quantidade de reforma ou religiosidade e ou moralismos seria suficiente para transformar seu coração (isto é; pensamentos, emoções e desejos), e, portanto, ele apelou para o poder de D-us, que por si só poderia criar yesh me’ayin, ‘do nada’ um novo coração.
Davi não estava preocupado com aspecto moral
da mudança, ele já sabia que moralmente havia fracassado e que isso aconteceu
porque quando o seu coração interpretou a imagem Bate-Seba de maneira
estritamente carnal, os olhos de Davi fizeram a interpretação do seu coração,
por isso o coração do homem é enganoso (Jeremias 17.9 e 10) e Davi sabia que o
Senhor sondava o coração, por isso, ele não pede somente uma reforma, ele pede
uma transformação.
E dar-vos-ei um
coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne
o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. (Ezequiel 36:26)
Por isso, é necessário entender que o
evangelho pode exercer traços de moralidade, mas se ele for meramente moral ele
será excludente e religioso, o evangelho é um estilo de vida.
Um
coração grato não é egoísta.
“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o
bem.” 2 Tessalonicenses 3:13
“E não nos cansemos de fazer bem, porque a
seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:9
A melhor maneira de demonstrarmos gratidão é
não deixar que aquilo que recebemos se encerre em nós, é levar a história
adiante, é não exaltar alguém além de Cristo, mas é permitir, que algo que eu
não consigo pagar chegue até outra pessoa, “lembro de uma frase dizendo que o
evangelho é um mendigo dizendo a outro mendigo onde encontrar pão”
Há uma estória
judaica que ilustra muito bem esse conceito de gratidão. Conta-se que Abraão
recebia peregrinos e os alimentava. Depois Abraão impelia os peregrinos a
louvarem Adonai. Caso os peregrinos se recusassem a render graças ao Deus de
Abraão, então o patriarca dizia veementemente: “Então pagas o que deves”.
Ou seja, caso você não consiga quitar sua dívida, e se a quitação da mesma lhe for oferecida, então simplesmente agradeça. Mas se não quiser agradecer, então pague. Se não puder pagar, então agradeça. (PETERLEVITZ, 2014)
Ou seja, caso você não consiga quitar sua dívida, e se a quitação da mesma lhe for oferecida, então simplesmente agradeça. Mas se não quiser agradecer, então pague. Se não puder pagar, então agradeça. (PETERLEVITZ, 2014)
Os projetos das viúvas e dos órfãos devem ser
sempre vistos, o evangelho precisa ser pregado aos pobres, como sinônimo de
gratidão.
Nem
todos são agradecidos
Requerer que todas as
pessoas sejam agradecidas é um perigo, precisamos entender que daqueles 10
leprosos somente 1 retornou para agradecer, ou seja, 10 por cento do total, e
isso é a proporção mínima que Deus pede de nós 10 por cento como sinal de
gratidão e às vezes fracassamos nisso, por ser algo do dia a dia, acabamos
negligenciando, mas lembrem-se do que é cotidiano para Deus representa algo
tremendo, a santa ceia por exemplo é para trazer a memória que Jesus morreu e
ressuscitou, mas é para lembrar exclusivamente que Ele está voltando, os
dízimos é lembrarmos quem foi que nos providenciou o favor divino e a
capacidade de desenvolver nossa vida econômica.
Deus quer gratidão de todos,
mas para Deus a gratidão é não paralisar aquilo que Ele nos deu que foi sua
graça (romanos 5.20), o propósito de Deus é que isso seja dividido,
automaticamente estará multiplicado.
Dividindo que se
multiplica. Os olhos e Felipe foram maus.
E um dos
seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está
aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
E disse Jesus: Mandai
assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens
em número de quase cinco mil.
E Jesus tomou os pães e,
havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que
estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
João 6:8-11
Não cansemos de fazer o bem,
não esqueçamos que Deus quer dividamos para que exista a multiplicação.
Não
esquecer o ponto de partida.
Aqueles leprosos, ao
perceberem que no caminho estavam bem, ficaram mais preocupados com o retorno
ao convívio social a aceitação do sacerdote do que com quem havia dito a
palavra a eles, negligenciaram Jesus, porque fez algo comum, mas mantiveram a
aparência da lei, da legalidade, preferiram os padrões morais a um coração
novo, nove saíram enxergando do mesmo jeito, um saiu transformado igual Davi e
teve sua vida transformada, nesse que devemos nos basear, esse, mesmo que único
precisa ser nosso referencial, sejamos gratos a Deus por tudo.
REFERÊNCIAS
PETERLEVITZ, Luciano. O conceito
de gratidão nos salmos. Disponível em: https://bereianos.blogspot.com.br/2014/11/o-conceito-de-gratidao-nos-salmos.html. Acesso em 21 de Dez. de 2017.
ROMER. disponível em http://www.yeshuachai.org/forums/topic/gratidao-hakara-tova, acesso em: 21 de Dez. de 2017.
Que texto sensacional! Maravilhoso
ResponderExcluirDeus abençoe muito
Que Deus abençoe, tá uma benção esse estudo 🙌
ResponderExcluirMaravilhoso!! Simplesmente maravilhoso!
ResponderExcluirAprendi muito com esse estudo e sou grato a Deus que ainda haja pessoas como você, comprometidas com o ensina da palavra de Deus. Obrigado
ResponderExcluirQue maravilhosa palavra meu DEUS ....
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