Fogo, paixão e lágrimas – Essências de um avivamento!
O indomável fogo que
não pode cessar de queimar (Levíticos 6.13)
Por longos anos da minha vida
acompanhei um ministério que se chamava Fogo, paixão e lágrimas, cujo líder era
um irreverente profeta e amigo do Noivo chamado Gregório McNutt que, dispensa
comentários sobre seus feitos, orações e lágrimas derramadas pelo Brasil.
Há um tempo atrás dediquei-me a
pesquisar sobre o fogo de Deus, mediante as promessas que haviam na bíblia
sobre essa “alegoria” do fogo e seu significado, e quando pus-me a debruçar
para pregar este sermão, o título da palavra foi o mesmo nome que o ministério
levava, o que ratifica que os profetas realmente vivem a anos luz daqueles que
vivem um evangelho limitado, posso entender que os ouvidos proféticos estão
inteiramente a disposição do noivo, pois o que tem a noiva é o noivo.
Falarei em sequência dos três
itens fogo, paixão e lágrimas, mas nesta fase será de predominância o fogo de
Deus.
Parábola das 10
virgens – Mateus 25. 1 a 13
Breve explanação:
Fogo - Encontro e refinamento
(Moisés - Êxodo 4) é onde trocamos de filiação Tira as sandálias dos teus pés,
Moisés, mesmo preferiu ser chamado filho de Deus a ser filho da filha de faraó.
Encontros genuínos com Deus geram Paixão que despertam uma capacidade
intercessória, paixão gera compaixão e compaixão gera lágrimas que são
simbologia de arrependimento!
Reflexão: Jogos Olímpicos – Assim como no
texto de levíticos 6.13 a simbologia dos fogos olímpicos se assemelha a essa
questão de não deixar o fogo se apagar, muito embora dos jogos não remetam a
algo cristão, o ato de deixar a chama acessa é uma ilustração para representar
aquilo que Deus deseja a sua igreja, por isso temos que entender que o fogo do
Senhor transpassa todas fases de nossas vidas e ciclos, a ponto de isso ser
muito sério, embora a maioria entenda que é legal brincar com fogo, o fogo de
Deus pode ser algo de muita benfeitoria, mas fogo (ainda mais o fogo de Deus) é
algo que não pode brincar!
Porque ninguém pode pôr outro
fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.E, se alguém sobre
este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira,
feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará,
porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
(1 Coríntios 3:11-14)
A bíblia é clara ao declarar que
o Senhor provará nossas obras pelo fogo, ou seja, nos ciclos, nos momentos de
transição de nossas vidas aquilo que construímos sobre o fundamento que é
Cristo será provado, será experimentado e essa será a hora de verificar a
essência daquilo que construímos, é neste ponto que Temos entender que Deus usa
o fogo para refinar nossas vidas, mas também para provar aquilo que é
verdadeiro.
Sacrifício e sacerdócio.
O fogo no antigo testamento
existia por causa dos sacrifícios, era a forma contínua de Deus se comunicar
com o povo dizendo, “o fogo está aceso, seus pecados podem ser perdoados!”
(Levítico 6.13), no novo testamento Jesus nos diz a mesma coisa quando nos comissiona
a levar “dia após dia a nossa cruz” (Mateus 10.38) informando que nós somos
agentes capazes de informar o perdão e o amor de Deus, anteriormente como
pessoas que esperavam o sacrifício, hoje como pessoas que levam a mensagem,
pois somos reis e sacerdotes (1 Pedro 2.9).
O Fogo está em todas as fases de nossas vidas!
Assim como tabernáculo em que as representações do fogo
estavam em todas as esferas, assim também em nossas vidas, e muito embora o
modelo do tabernáculo não seja exercido fisicamente em nossos dias e nas nossas
igrejas, espiritualmente ainda existe suas simbologias e representações.
1 – Átrio ou pátio (Êxodo 27. 1
ao 8) – Altar de sacrifício – fogo contínuo (levíticos 6). O sacerdote deveria
fazer a manutenção desse fogo, a capacidade de manter a chama acesa em nossas
vidas é nossa, nós, além de trazer a oferta, somos chamados a retirar as cinzas
e também colocar a lenha. Aqui a
presença do fogo é bem visível, é importante ressaltar que também havia uma
bacia de bronze para que o sacerdote se lavasse.
Este é o ponto inicial da nossa
vida Cristão os sacrifícios retrata o processo de conversão, a água
simbolizando o batismo do início da caminhada, pontos que remetem ao plano de
salvação.
2 – Santo Lugar – Haviam mais
elementos: uma mesa, um candelabro e o incensário. (Êxodo 25). A mesa fala de
provisão com Deus de algo diário, revela maior comunhão, o candelabro fala de
Cristo como centro, retrata um Deus presente, sendo o centro da humanidade,
haja vista que o número seis representa o homem e o sétimo a perfeição, Cristo
que decide estar no meio do seu povo, e isso é a maior revelação, por isso, era
necessário que o sacerdote mantivesse o candelabro sempre acesso. Vou retomar
mais sobre este ponto adiante, pois vamos trabalhar com ele de forma mais
enfática.
3 – Santíssimo Lugar – Havia a
arca e o propiciatório que era em cima da arca (Êxodo 25. 1 ao 16). No
santíssimo lugar também é lugar de sacrifício, aqui é ambiente de glória e
doação completa, aqui é onde o Senhor prova com muita pureza aqueles que
acessam, e ai daquele que acessar de maneira indigna! Aqui nós podemos entender
que Deus é a chama (Hebreus 12.29) e o sacrifício é a nossa vida, assim como
Jesus foi, somente assim, a permanência além do véu é possível.
Santo Lugar
Aqui significa uma fase da vida
Cristão mais madura, uma fase onde temos responsabilidades em relação ao reino,
pois somente nessa fase no santo lugar estamos aptos manter outra chama acesa,
a do candelabro, o povo também tinha acesso ao altar do átrio, mas não tinha
responsabilidade de manter a chama acesa, quando assumimos responsabilidades no
Reino, precisamos de constância, não só no pedido de perdão por nossos pecados,
mas em ajudar pessoas com suas dificuldades.
O que alimenta a chama.
A chama mantendo Cristo Como
centro no tabernáculo é o desafio, pois a matéria prima muda de um local para o
outro, no primeiro, a lenha era suficiente, tem abundância, mas aqui o que
sustenta a chama é o óleo e óleo precisa manter o fogo aceso, por isso na
parábola das dez virgens que lemos acima em Mateus 25, as virgens tinham dois
elementos o óleo e o fogo para poderem entrar em uma nova atmosfera, esta
parábola não fala somente em morar no céu de glória, fala também em uma vida de
mais intima comunhão com o noivo.
Os prudentes aqueles que são
constantes conseguem maior intimidade com Deus do que aquele que é inconstante,
o Pai fica muito feliz com a volta dos filhos pródigos, mas ainda reserva sua
herança àqueles que permanecem!
O Azeite é a simbologia do
Espirito Santo, aqui não havia óleo no povo, porque somente os sacerdotes, reis
e profetas tinham o Espirito Santo de Deus.
Êxodo 27. 20 – Azeite continuo no
tabernáculo.
Primeiro Azeite – azeite de
consagração primeiros frutos.
Para os sacerdotes , Para os
Reis, Para os Profetas, a capacidade de separar líderes
Segundo azeite – Alimentação era
o Azeite da viúva de 1 reis 17 que ajusou ao Profeta Elias e da viúva de
Elizeu.
Terceiro Azeite – Terceiro óleo
“retirado da pedra” modo de prensa, que é a mesma simbologia do Getsemani, que
inclusive é usado na parábola das dez virgens. Este era usado exclusivamente
para combustão.
A Mirra foi um dos presentes de
Jesus informando o sofrimento que este passaria. Mas fala de Pedra, a rocha que
nos sustenta e que deve ser o pilar de nossa vida.
Cura - Nesses momentos de
nossas vidas precisamos entender que também temos um azeite para que seja usado
como Cura Thiago 5.14.
Intimidade – O azeite
também era usado para produção de perfumes (Ester 2.9)
Assim as 5 virgens acharam favor
e Ester, assim a intimidade se cria também através do bom cheiro e o fogo que
dá a combustão para o incensário e mais uma vez representando a presença do
fogo.
Belo texto.. explana muito bem.. a questão do Fogo de Deus em nossas vida.. Ah.. realmente o Greg impactou muitas pessoas .. e ele tinha em sua essência, fogo, paixão e lágrimas. Tenho um um blog também.. passa lá.. cassiooliv.wordpress.com
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