A tridimensionalidade do fogo de Deus – Átrio, Santo Lugar e santíssimo lugar
Há
uma frase que diz “sem sacrifício não há fogo e sem fogo não há glória”, isso
na vida de um cristão precisa ser real e vivido, não podemos burlar o processo
da glória de Deus o problema é que o fogo de Deus é algo muito bom de se viver,
mas não é algo que devemos brincar.
O
fogo é uma composição atrativa para todos é fascinante encantador, mas manusear
de maneira errada traz consequências desastrosas proporcionando grandes
acidentes, incêndios, pois o mesmo fogo que gera a combustão pode colocar tudo
a perder.
No
Reino o fogo é elemento essencial e tem algumas funções básicas Deus usa a
simbologia do fogo para simbolizar a presença de Deus, mas há um outro fogo que
serve para a condenação o que vai definir em qual ambiente de fogo iremos viver
será nossa postura e resposta.
Deus
costuma derramar o fogo depois de estabelecer ou restaurar algumas alianças,
podemos ver isso nas narrativas bíblicas como na vida de Abrão, Moisés, Elias
entra outros homens de Deus.
Dieta do pão e vinho
Deus
costuma gerar alianças do “pão e vinho”.
Pão
e vinho são elementos da nova aliança pactuada por Jesus, isso não é algo sem
fundamento o pão fala de uma vida diária com Deus com constância e o vinho fala
sobre a novidade da vida com Deus e da capacidade de não ficarmos engessados em
relação ao Reino.
E
Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus
Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o
Possuidor dos céus e da terra;E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os
teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gênesis
14:18-20)
Aliança do pão e vinho
revelam uma geração de paternidade
No
caso da aliança e benção de Melquisedeque sobre a vida de Abrão estava
antecipando um preparo para entendimento do patriarcado na vida de Abrão um
homem pai de uma nação que seria bendita através de um filho que Ele geraria,
no caso Isaque.
Depois
destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas,
Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão:
Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa
é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis
que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do
Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas
entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha
agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim
será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
(Gênesis 15:1-6)
Aliança através do
fogo.
E
sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma
tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor
uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde
o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; (Gênesis 15:17,18)
Alianças
de Paternidade são geradas através do fogo e, após celebrar a ceia do pão e
vinho Jesus derramou sobre sua igreja seu Espírito Santo e o fogo.
E
foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram
sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a
falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
(Atos 2:3,4)
Paternidade e filiação – Se há um
pai, há filhos!
Porque
não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas
recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
(Romanos 8:15)
Abrão
tem limites de terra para o seu povo Jesus traz expansão a esses limites pelo
derramar do Espírito, pois não seria sobre uma terra, mas sobre toda carne.
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Fogo simbolismos da presença de Deus
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Deus manifesta sua presença através do
fogo.
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Fez aliança com Abrão – Genesis 15: 17
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Aliança com Moisés – Êxodo 3: 2 ao 4
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Esteve no meio do povo através do fogo –
Êxodo 13: 12
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Estava no fogo através do entendimento
do sacerdote no templo – Levíticos 6.13
O fogo tem
características significativas a vida de um cristão
“Nem
sempre onde há fumaça há fogo, às vezes é um show do Zig Marley”
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Iluminar e aquecer – Êxodo 12.21
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Simbolizar inicio deAliança
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Como testes – Sadraque Mesaque e
Abidinego
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Sinal de Conformação – Elias 1 Reis 18
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Elemento de refinamento – Vaso na mão do
oleiro
O Fogo é um instrumento
para avaliar se aquilo que carregamos é verdadeiro e nos levar para o próximo
ciclo
Porque
ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus
Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata,
pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na
verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará
qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte
permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá
detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1 Coríntios 3:11-15)
Novos ciclos irão se
iniciar ou se repetir a partir da avaliação através do fogo.
Crianças não podem
brincar com fogo!
O
fogo representa o novo de Deus e o teste é algo que nos leva a leveza ao
prazer, mas o motivo pelo qual o fogo está aceso é o sacrifício e não o
contrário, não há motivos para acender um fogo se não for ter churrasco!
Fogo e maturidade,
Maturidade e fogo!
O
entendimento no Reino é algo que Deus deseja para as nossas vidas enquanto
Cristãos, a igreja de Éfeso era uma igreja experimentada, experiente,
completamente estruturada e madura a ponto de desmascarar pessoas que se diziam
apóstolos e não eram, conseguiam identificar doutrinas estranhas, mas era uma
igreja paralisada em relações a ações espirituais em manifestações de poder,
pois haviam esquecido as primeiras obras e elementos essenciais e Deus poderia
retirar dela o seu candeeiro.
Ao
anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete
estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras,
e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e
que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste
mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não
desfaleceste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e
se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não
te arrependeres. (Apocalipse 2:1-5)
A
igreja de Éfeso havia esquecido o processo de arrependimento de uma igreja
madura, isso acontece quando.
·
Os ritos eram mais importantes que a
presença,
·
Os eventos mais importantes que o
convidado de Honra
·
Quando não há mais paixão nos novos
convertidos
·
Quando o amor pelos cativos já não é
expresso
·
Quando não há ambiente para os profetas
trazerem conserto e direção
Em
contra partida existe a igreja de Tiatira que tem as suas obras atuais maiores
do que as antigas, mas que ainda não amadureceu nos princípios espirituais, uma
igreja instável que perdeu a capacidade do ensino que deixou de lado as santas
escrituras que é imatura no sentido espiritual.
Conheço
as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança,
e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho
contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e
seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a
ídolos; e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se
da sua prostituição. Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande
tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras
dela; e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou
aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo
as suas obras. (Apocalipse 2:19-23)
Uma igreja tora-se imatura quando:
·
Aprecia mais o moveres que uma vida em
santidade
·
Quando não percebe as formas de
manifestação do Espírito
·
Quando não tem membros desenvolvendo os
frutos do Espirito
·
Quando não há ensino
·
Quando não há ambiente para os profetas
trazerem conserto e direção
As três dimensões do
fogo.
1
– Átrio ou pátio (Êxodo 27. 1 ao 8)
– Altar de sacrifício – fogo contínuo (levíticos 6). O sacerdote deveria fazer
a manutenção desse fogo, a capacidade de manter a chama acesa em nossas vidas é
nossa, nós, além de trazer a oferta, somos chamados a retirar as cinzas e
também colocar a lenha. Aqui a presença
do fogo é bem visível, é importante ressaltar que também havia uma bacia de
bronze para que o sacerdote se lavasse.
Este
é o ponto inicial da nossa vida Cristão os sacrifícios retrata o processo de
conversão, a água simbolizando o batismo do início da caminhada, pontos que
remetem ao plano de salvação.
2
– Santo Lugar – Haviam mais
elementos: uma mesa, um candelabro e o incensário. (Êxodo 25). A mesa fala de
provisão com Deus de algo diário, revela maior comunhão, o candelabro fala de
Cristo como centro, retrata um Deus presente, sendo o centro da humanidade,
haja vista que o número seis representa o homem e o sétimo a perfeição, Cristo
que decide estar no meio do seu povo, e isso é a maior revelação, por isso, era
necessário que o sacerdote mantivesse o candelabro sempre acesso. Vou retomar
mais sobre este ponto adiante, pois vamos trabalhar com ele de forma mais
enfática.
A importância do
azeite.
O
Azeite é a simbologia do Espirito Santo, aqui não havia óleo no povo, porque
somente os sacerdotes, reis e profetas tinham o Espirito Santo de Deus.
Êxodo
27. 20 – Azeite continuo no tabernáculo.
Primeiro
Azeite – azeite de consagração primeiros frutos.
Para
os sacerdotes , Para os Reis, Para os Profetas, a capacidade de separar líderes
Segundo
azeite – Alimentação era o Azeite da viúva de 1 reis 17 que ajudou ao Profeta
Elias e da viúva de Elizeu.
Terceiro Azeite
– Terceiro óleo “retirado da pedra” modo de prensa, que é a mesma simbologia do
Getsemani, que inclusive é usado na parábola das dez virgens. Este era usado
exclusivamente para combustão.
Quarto
Azeite - Cura - Nesses momentos de nossas vidas precisamos entender que também
temos um azeite para que seja usado como Cura Thiago 5.14.
Intimidade
– O azeite também era usado para produção de perfumes (Ester 2.9)
Sejam
sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Eclesiastes 9:8
3
– Santíssimo Lugar – Havia a arca e
o propiciatório que era em cima da arca (Êxodo 25. 1 ao 16). No santíssimo
lugar também é lugar de sacrifício, aqui é ambiente de glória e doação
completa, aqui é onde o Senhor prova com muita pureza aqueles que acessam, e ai
daquele que acessar de maneira indigna! Aqui nós podemos entender que Deus é a
chama (Hebreus 12.29) e o sacrifício é a nossa vida, assim como Jesus foi,
somente assim, a permanência além do véu é possível.
O que alimenta a chama?
A
chama mantendo Cristo Como centro no tabernáculo é o desafio, pois a matéria
prima muda de um local para o outro, no primeiro, a lenha era suficiente, tem
abundância, mas aqui o que sustenta a chama é o óleo e óleo precisa manter o
fogo aceso, por isso na parábola das dez virgens que lemos acima em Mateus 25,
as virgens tinham dois elementos o óleo e o fogo para poderem entrar em uma
nova atmosfera, esta parábola não fala somente em morar no céu de glória, fala
também em uma vida de mais intima comunhão com o noivo.
Os
prudentes aqueles que são constantes conseguem maior intimidade com Deus do que
aquele que é inconstante, o Pai fica muito feliz com a volta dos filhos
pródigos, mas ainda reserva sua herança àqueles que permanecem!
O propósito pelo qual a
chama brilha?
Assim
como a alimentação do fogo é algo que envolve nosso sacrifício, revelação e
entrega assim também o motivo que matem a chama acesa é importante em todas as
fases do tabernáculo isso fica evidente, mas Jesus faz um alerta sobre as
chamas dentro das casas.
Ninguém, depois de acender uma candeia, a
põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que
entram vejam a luz. A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus
olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu
corpo será tenebroso. Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se,
pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será
inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor. (Lucas 11:33-36)
Quando
a bíblia fala em corpo também está falando de três dimensões espirituais, corpo
físico alma e espírito, mas também fala da igreja e da noiva, os olhos são
aquilo que permite trazer maior clareza e riqueza de detalhes, de forma que a
maneira que eu olho eu vou me comportar.
A
forma que o corpo enxerga as circunstâncias ele se comportará
A
forma que a noiva vê o noivo será a forma que ela se portará
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